Somos uma galera que acredita que bicicleta é um meio de transporte possível e viável. Formamos uma corrente que gira para que se criem condições de segurança para a prática do ciclismo como política e forma de vida do povo do Rio e de todo o Brasil.

03 maio 2021

Um pouco mais sobre covid-19 e bikes

Categoria: Reflexões
imagem blog_560 x 300 px_jul_02

Esse movimento de abertura da rua para o pedestre sempre beneficiará o ciclista, visto que esses são esforços organizados contra a predominância (e prevalência) dos carros na rua. Esses correm em parceria com as demandas por mais e maiores ciclovias, que é uma militância que fazemos aqui desde sempre. Tais decisões são importantes não só no atual contexto de arrocho sanitário, mas num todo e mais amplo onde as pegadas ecológicas deixadas pelo carro são evitadas ao máximo.

Leia mais
03 maio 2021

Ciclovias no centro do debate

Categoria: Reflexões
Setembro_560 x 300 px_04

Pensando na questão covid, que não podemos evitar nesse momento, a bike está sempre no centro da discussão. Como já foi aventado por aí, a OMS considerou o serviço de mecânica e conserto de bikes como essencial no período do covid. Os motivos são mais que claros. Ou seja, muda-se o contexto geográfico/econômico (Brasil ou Holanda) e histórico (mundo pré- ou pós-covid), mas figuram elas, as ciclovias (e por extensão as bikes), sempre no centro dos debates essenciais.

Leia mais
03 maio 2021

PRECISAMOS FALAR SOBRE SEGURANÇA

Categoria: Reflexões
Crise de Mudança

Como todos sabem, a pandemia tem imposto desafios a todas as áreas da vida urbana. Isso logicamente não deixaria de fora o cenário da mobilidade, especialmente no que diz respeito ao segmento das bikes. Uma das mudanças mais significativas nesse sentido é o fato de que, com as contingências do covid-19, as pessoas começaram a abandonar parcialmente o transporte público e começaram a adotar a magrela. Também passaram a abandonar espaços confinados para fazer exercício. E com isso um novo fator de risco despontou, a soma: ciclistas inexperientes + cidades despreparadas.

Leia mais
24 ago 2018

O TRANSPORTE URBANO E SEUS DESAFIOS

Categoria: Reflexões
imagem blog_560 x 300 px_jul_03

A partir de 2012, criou-se a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê que cidades com mais de 20 mil habitantes precisam apresentar projetos para tornar a mobilidade em suas áreas mais inclusiva, plural e eficiente. Mas, infelizmente, poucos foram os municípios dentro desse rol que de fato apresentaram quaisquer projetos. E muitas outras cidades desenvolveram trabalhos que não de fato priorizavam as pessoas.

Leia mais
06 jul 2018

VELOCITY-2018

Categoria: Eventos
imagem blog_560 x 300 px_mai_04

De cara, já dá pra falar do slogan do evento esse ano: “Access to Life” (acesso à vida), que de forma simples, resume bem o valor da bicicleta para o cidadão. A bike nos devolve a vida, vida essa roubada pelo tempo absurdo que perdemos blindados dentro de nossos carros diariamente. Blindagem tão eficaz que nos retira do contato com o meio, com a realidade da cidade, nos paralisa e nos remove o prazer de circular pelas ruas.

Leia mais
08 jun 2018

OPORTUNIDADES PERDIDAS

Categoria: Notícias
imagem blog_560 x 300 px_mai_03

Dito isso, a conclusão é óbvia: motivos não faltam para os governos brasileiros explorarem o potencial cicloviário do nosso país. Mas parece que em vez de se ocuparem disso, eles têm mostrado uma negligência absurda e sistemática em relação ao tema bicicleta e mobilidade urbana. Diversas oportunidades de aprimorar a infraestrutura das ciclovias foram perdidas. Como por exemplo durante o boom econômico do governo Lula ou durante as Olimpíadas em que nada foi feito. E não vale contabilizar investimentos viciados (foco permanente na Zona Sul em detrimento do resto da cidade) ou desleixados (como a ciclovia aérea da Barra).

Leia mais