Somos uma galera que acredita que bicicleta é um meio de transporte possível e viável. Formamos uma corrente que gira para que se criem condições de segurança para a prática do ciclismo como política e forma de vida do povo do Rio e de todo o Brasil.

09 maio 2018

Resumão do q aconteceu no mundo da Bike

Categoria: Notícias
banner 1600x500 px_fev 02.1

Enquanto isso por aqui paulistas continuam pintando ciclovias que existiam antes na gestão de Haddad retiradas por Doria (vai ter ciclovia), frente parlamentar em defesa das bikes (para analisar a queda da ciclovia, vereador Renato Cinco – PSOL, conseguiu fazer uma CPI para investigar, obra sem licitação pela Concremat), os novos modelos da bike da Itaú (acabou a cestinha que acumulava lixo, mas tem um vão com elástico para colocar bolsa, tem luz – mais segurança, mais agradável para andar.)

Leia mais
22 dez 2017

PEQUENA REFLEXÃO SOBRE O CARROCENTRISMO

Categoria: Reflexões
Dezembro_560 x 300 px_02

As pessoas que moram no espaço entre as estações precisam pegar ônibus, bike, ou caminhar para completar a viagem, a chamada “última milha”. O ideal é que todos os meios de transporte trabalhem juntos e harmonicamente em prol da sociedade.

Leia mais
18 dez 2017

Bicicletas para o Ciclismo Urbano 2018

Categoria: Novidades
Novembro_560 x 300 px_03.1

A questão do preço é bem complicada. Hoje no Brasil, 60% do valor de cada bicicleta é imposto e para nós da Camelo Urbano imposto é roubo. Enquanto as várias propostas de IPI zero para as bicicletas nunca foram votadas, o governo pretende lançar o programa automotivo Rota 2030, que prevê a concessão de benefício tributário para ajudar a indústria automobilística nos tempos de vacas magras. O mesmo deveria ser feito com as bicicletas, para incentivar a prática do ciclismo e mais venda de bicicleta.

Leia mais
08 dez 2017

CIDADE PARA TODOS

Categoria: Reflexões
Dezembro_560 x 300 px_01

Logo esse pensamento evoluiu para algo mais abrangente. Afinal, essa onda de restauros muitas vezes resultava de manobras políticas que em nada tinha a ver com o bem-estar da população. Landry começou a falar em uma cidade para todos, isto é, uma cidade inclusiva que se desenvolve por vários vetores. Uma cidade que não atende aos interesses de parcelas pequenas. E em todas essas equações, a bicicleta sempre figurava como elemento central. Exatamente por ela ser democrática, rápida, saudável e extremamente limpa.

Leia mais
01 dez 2017

A GRAVE CRISE CICLOVIÁRIA DO RIO

Categoria: Notícias
Novembro_560 x 300 px_04

Em 2017, a malha cicloviária, pela primeira vez em 9 anos, não cresceu. Na verdade, até diminuiu, por assim dizer, devido ao esburacamento que é perceptível em várias ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Leia mais
10 nov 2017

É preciso educar

Categoria: Reflexões
Novembro_560 x 300 px_01

Mas legislação sem educação de nada adianta. Pouca gente se lembra, mas em 2013, durante o governo Haddad, foram lançadas campanhas televisivas pedindo respeito aos ciclistas. E se essas campanhas voltassem? Imaginem uma campanha veiculada na TV, antes da novela das nove?

Leia mais
02 nov 2017

CICLISTAS PODERÃO SER MULTADOS

Categoria: Notícias
Outubro_560 x 300 px_04

Culpabilizar os elos mais fracos do trânsito (pedestres e ciclistas) parece sempre meio injusto. A pujância dos carros é inegável e dificilmente um acidente acontecerá de fato por causa de um transeunte ou de um ciclista. Isso sem considerar que não existe uma estrutura eficiente para dar ampla mobilidade para ciclistas na maioria das grandes cidades brasileiras.

Leia mais