Enquanto isso por aqui paulistas continuam pintando ciclovias que existiam antes na gestão de Haddad retiradas por Doria (vai ter ciclovia), frente parlamentar em defesa das bikes (para analisar a queda da ciclovia, vereador Renato Cinco – PSOL, conseguiu fazer uma CPI para investigar, obra sem licitação pela Concremat), os novos modelos da bike da Itaú (acabou a cestinha que acumulava lixo, mas tem um vão com elástico para colocar bolsa, tem luz – mais segurança, mais agradável para andar.)
Somos uma galera que acredita que bicicleta é um meio de transporte possível e viável. Formamos uma corrente que gira para que se criem condições de segurança para a prática do ciclismo como política e forma de vida do povo do Rio e de todo o Brasil.
PEQUENA REFLEXÃO SOBRE O CARROCENTRISMO
Categoria: ReflexõesAs pessoas que moram no espaço entre as estações precisam pegar ônibus, bike, ou caminhar para completar a viagem, a chamada “última milha”. O ideal é que todos os meios de transporte trabalhem juntos e harmonicamente em prol da sociedade.
Bicicletas para o Ciclismo Urbano 2018
Categoria: NovidadesA questão do preço é bem complicada. Hoje no Brasil, 60% do valor de cada bicicleta é imposto e para nós da Camelo Urbano imposto é roubo. Enquanto as várias propostas de IPI zero para as bicicletas nunca foram votadas, o governo pretende lançar o programa automotivo Rota 2030, que prevê a concessão de benefício tributário para ajudar a indústria automobilística nos tempos de vacas magras. O mesmo deveria ser feito com as bicicletas, para incentivar a prática do ciclismo e mais venda de bicicleta.
CIDADE PARA TODOS
Categoria: ReflexõesLogo esse pensamento evoluiu para algo mais abrangente. Afinal, essa onda de restauros muitas vezes resultava de manobras políticas que em nada tinha a ver com o bem-estar da população. Landry começou a falar em uma cidade para todos, isto é, uma cidade inclusiva que se desenvolve por vários vetores. Uma cidade que não atende aos interesses de parcelas pequenas. E em todas essas equações, a bicicleta sempre figurava como elemento central. Exatamente por ela ser democrática, rápida, saudável e extremamente limpa.
A GRAVE CRISE CICLOVIÁRIA DO RIO
Categoria: NotíciasEm 2017, a malha cicloviária, pela primeira vez em 9 anos, não cresceu. Na verdade, até diminuiu, por assim dizer, devido ao esburacamento que é perceptível em várias ciclovias e ciclofaixas da cidade.
Massa
Categoria: ProduçõesMITOS E VERDADES QUE CERCAM A BICICLETA ELÉTRICA
Categoria: ProdutosFique por dentro do universo da bicicleta elétrica
É preciso educar
Categoria: ReflexõesMas legislação sem educação de nada adianta. Pouca gente se lembra, mas em 2013, durante o governo Haddad, foram lançadas campanhas televisivas pedindo respeito aos ciclistas. E se essas campanhas voltassem? Imaginem uma campanha veiculada na TV, antes da novela das nove?
CICLISTAS PODERÃO SER MULTADOS
Categoria: NotíciasCulpabilizar os elos mais fracos do trânsito (pedestres e ciclistas) parece sempre meio injusto. A pujância dos carros é inegável e dificilmente um acidente acontecerá de fato por causa de um transeunte ou de um ciclista. Isso sem considerar que não existe uma estrutura eficiente para dar ampla mobilidade para ciclistas na maioria das grandes cidades brasileiras.
A Lei é clara, mas suas implicações não são
Categoria: ReflexõesUma reflexão sobre a lei que prioriza bikes e como sua implementação é bem mais complicada do que parece.