26
fev
2021
Categoria: Reflexões
Caímos assim numa indagação quase filosófica: se por um lado a segurança biológica fica mais assegurada pelas bikes, a segurança física das pessoas acaba sendo prejudicada pelo quórum de novos bikers nas ruas e pela falta de estrutura urbana para acomodá-los.
Leia mais
16
jul
2020
Categoria: Reflexões
O que seria um modelo alternativo? O modelo de cidades policêntricas, ou seja, cidades onde os bairros são auto-suficientes. Um exemplo muito interessante é o da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que instaurou uma estrutura onde tudo que se precisa pra viver está a 15 minutos da casa dos indivíduos. É um modelo que foi apelidado de “¼ de hora”. Ora, tendo as facilidades e prédios a menos de meia hora de casa, nenhuma locomoção se apresenta como ameaça para a mobilidade da cidade. Os bairros literalmente se desafogam, o que significa menos pessoas nas ruas e nos meios de transporte. Bem diferente da realidade brasileira, onde o cidadão médio teria que andar no mínimo 2 horas de bike para chegar no trabalho. Em outras palavras, para trabalhar ou ir à escola de bike no Brasil é preciso ser atleta.
Leia mais
19
jun
2020
Categoria: Reflexões
E nessa questão, mais uma vez a bicicleta se mostra uma opção promissora. Não dá pra continuar poluindo o mundo com o carro e o momento de vulnerabilidade atual deixa essa perspectiva mais clara.
Leia mais
31
mar
2020
Categoria: Reflexões
Acabou aquela cidade agressiva, barulhenta, poluída e lotada.
Esse vírus tem pelo menos essa vantagem … a natureza finalmente respira ….
Rio sem trânsito = paraíso!
Leia mais
24
ago
2018
Categoria: Reflexões
A partir de 2012, criou-se a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê que cidades com mais de 20 mil habitantes precisam apresentar projetos para tornar a mobilidade em suas áreas mais inclusiva, plural e eficiente. Mas, infelizmente, poucos foram os municípios dentro desse rol que de fato apresentaram quaisquer projetos. E muitas outras cidades desenvolveram trabalhos que não de fato priorizavam as pessoas.
Leia mais
08
ago
2018
Categoria: Reflexões
O uso da bicicleta salva vidas e reduz as emissões de dióxido de carbono CO2 e as políticas ativas de transporte como os sistemas de bike promovem a atividade física entre a população e são boas para melhorar a saúde publica e reduzir os gastos com serviços de saúde.
Leia mais
01
jun
2018
Categoria: Reflexões
Mas aqueles que resolveram embarcar no que a crise tinha a ensinar fizeram coisas maravilhosas. Racharam carona com os colegas de trabalho, poluindo menos a ambiente e otimizando o trânsito. Utilizaram o transporte público em vez do particular. Resolveram ser mais sustentáveis e comeram o que tinham na geladeira e na despensa. Alguns até plantaram nas suas hortas caseiras, venderam seus produtos limpos em mercados locais. Muitos passaram bem menos tempo no trânsito.
Leia mais
22
dez
2017
Categoria: Reflexões
As pessoas que moram no espaço entre as estações precisam pegar ônibus, bike, ou caminhar para completar a viagem, a chamada “última milha”. O ideal é que todos os meios de transporte trabalhem juntos e harmonicamente em prol da sociedade.
Leia mais
08
dez
2017
Categoria: Reflexões
Logo esse pensamento evoluiu para algo mais abrangente. Afinal, essa onda de restauros muitas vezes resultava de manobras políticas que em nada tinha a ver com o bem-estar da população. Landry começou a falar em uma cidade para todos, isto é, uma cidade inclusiva que se desenvolve por vários vetores. Uma cidade que não atende aos interesses de parcelas pequenas. E em todas essas equações, a bicicleta sempre figurava como elemento central. Exatamente por ela ser democrática, rápida, saudável e extremamente limpa.
Leia mais
10
nov
2017
Categoria: Reflexões
Mas legislação sem educação de nada adianta. Pouca gente se lembra, mas em 2013, durante o governo Haddad, foram lançadas campanhas televisivas pedindo respeito aos ciclistas. E se essas campanhas voltassem? Imaginem uma campanha veiculada na TV, antes da novela das nove?
Leia mais
27
out
2017
Categoria: Reflexões
Uma reflexão sobre a lei que prioriza bikes e como sua implementação é bem mais complicada do que parece.
Leia mais
20
out
2017
Categoria: Reflexões
É muito assustador ver tantos esforços e tanta criatividade sendo desperdiçados para promover o “futuro” do carro. O carro não precisa de um futuro. O futuro dele já é certo, mesmo que não se faça nada. O verdadeiro futuro do carro é a bicicleta.
Leia mais