08 jun 2018

OPORTUNIDADES PERDIDAS

Categoria: Notícias
imagem blog_560 x 300 px_mai_03

Dito isso, a conclusão é óbvia: motivos não faltam para os governos brasileiros explorarem o potencial cicloviário do nosso país. Mas parece que em vez de se ocuparem disso, eles têm mostrado uma negligência absurda e sistemática em relação ao tema bicicleta e mobilidade urbana. Diversas oportunidades de aprimorar a infraestrutura das ciclovias foram perdidas. Como por exemplo durante o boom econômico do governo Lula ou durante as Olimpíadas em que nada foi feito. E não vale contabilizar investimentos viciados (foco permanente na Zona Sul em detrimento do resto da cidade) ou desleixados (como a ciclovia aérea da Barra).

Leia mais
09 maio 2018

Resumão do q aconteceu no mundo da Bike

Categoria: Notícias
banner 1600x500 px_fev 02.1

Enquanto isso por aqui paulistas continuam pintando ciclovias que existiam antes na gestão de Haddad retiradas por Doria (vai ter ciclovia), frente parlamentar em defesa das bikes (para analisar a queda da ciclovia, vereador Renato Cinco – PSOL, conseguiu fazer uma CPI para investigar, obra sem licitação pela Concremat), os novos modelos da bike da Itaú (acabou a cestinha que acumulava lixo, mas tem um vão com elástico para colocar bolsa, tem luz – mais segurança, mais agradável para andar.)

Leia mais
01 dez 2017

A GRAVE CRISE CICLOVIÁRIA DO RIO

Categoria: Notícias
Novembro_560 x 300 px_04

Em 2017, a malha cicloviária, pela primeira vez em 9 anos, não cresceu. Na verdade, até diminuiu, por assim dizer, devido ao esburacamento que é perceptível em várias ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Leia mais
02 nov 2017

CICLISTAS PODERÃO SER MULTADOS

Categoria: Notícias
Outubro_560 x 300 px_04

Culpabilizar os elos mais fracos do trânsito (pedestres e ciclistas) parece sempre meio injusto. A pujância dos carros é inegável e dificilmente um acidente acontecerá de fato por causa de um transeunte ou de um ciclista. Isso sem considerar que não existe uma estrutura eficiente para dar ampla mobilidade para ciclistas na maioria das grandes cidades brasileiras.

Leia mais
15 set 2017

Andorinhas informadas fazem verão menos quente

Categoria: Notícias
Setembro_560 x 300 px_01

E pra quem acha que o aquecimento global é algo do passado, especialistas afirmam que o furacão Irma, que devastou várias regiões de Cuba e dos Estados Unidos, tem relação com o quadro geral de super aquecimento do planeta. A conta é simples e já estamos pagando por ela.

Leia mais
14 set 2017

“Bike share em pauta”

Categoria: Notícias
Junho_600 x 358 px_02

Fomos informados por um funcionário do Bike Rio que o sistema está passando por modernizações e que a partir de outubro começaram as trocas de bicicletas por modelos novos, bem como a manutenção das estações.

Leia mais
29 jun 2017

Crivella vai de bike

Categoria: Notícias
19146044_1330771680311840_2066117768952074017_n

Será que não dá pra injetar o dinheiro do Carnaval para melhorar a infraestrutura da cidade? E com isso, de quebra, acabamos valorizando o verdadeiro Carnaval, que é o de rua.

Leia mais
27 jun 2017

Modelos mais arrojados do Bike Itaú

Categoria: Notícias
Junho_560 x 300 px_02

Dentre as várias mudanças, vale chamar a atenção para o bagageiro frontal, que agora é vazado, em vez de ter o formato antigo de cestinha. Isso porque os usuários costumavam fazer aquele espaço de lixeira, uma tendência mundial. Uma outra coisa interessante é o para-lama integral, que evita que as pessoas tenham suas saias puxadas pela roda traseira.

Leia mais
20 abr 2017

Inspiração em Seul

Categoria: Notícias
images.duckduckgo

Em Seul, a sinalização com o limite de velocidade (30 km/h) em área residencial é bem gráfica. De acordo com nosso Código de Trânsito, vias locais de pequeno porte já tem esse limite, mas na prática isso nunca é respeitado.

Leia mais
21 mar 2017

ATRASO MARCA A NOVA ADMINISTRAÇÃO CARIOCA

Categoria: Notícias
images.duckduckgo

É inadmissível que o “pastor”, aliás, “ex-bispo” da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), pretende construir 9 (NOVE!) estacionamentos subterrâneos na cidade. Copacabana deve ganhar três deles. Os outros vão para Barra, Leblon Ipanema, Gávea, Madureira e Centro. Como se já não bastasse o caótico engarrafamento que o Rio apresenta, agora teremos mais motivos ainda para tirar o carro de casa. A medida do prefeito novato só mostra como ele está pouco antenado com as tendências de outras cidades grandes pelo mundo, cujo discurso está recheado de propostas de criação de novas ciclovias.

Leia mais