Camelo Urbano Notícias: Metrô de Sampa libera bikes nas escadas rolantes.

http://meutransporte.blogspot.com/2012/01/metro-de-sao-paulo-libera-bicicleta-nas.html

Desde 2007, o metrô de São Paulo, abriu as portas para os ciclistas transportarem suas bikes em determinados horários. Mas existia um problema que acabava afastando a maioria das pessoas. Era proibido o acesso por escada rolante. Ou seja, as pessoas tinhas que carregar suas bicicletas no lombo subindo e descendo vários lances de escada. Na prática somente atletas ou pessoas jovens conseguiam superar este desafio físico.
O Metrô  do Rio de Janeiro tem que seguir o exemplo do que está ocorrendo em São Paulo e fazer o mesmo por aqui também.
Poderiamos ir além e liberar a descida na escada rolante também.
A construção de canaletas nas escadas convencioanis, para a bicicleta deslizar, é outro conforto que ajudaria os ciclistas a fazerem menos força.
Poderíamos ter um vagão só para as magrelas com um sistema que prendesse as bikes com segurança, evitando acidentes.
Com a estagnação do trânsito nas grandes cidades, a idéia de se integrar o ciclismo ao transporte convencional é simples e genial. O conceito de módulos integrados de transporte é hoje em dia o que existe de mais moderno em termos de deslocamento urbano.
O Metrô por ser exatamente uma empresa que busca soluções de transporte, não pode criar dificuldades para o uso da bicicleta – muito pelo contrário. O Metrô tem que assumir a vanguarda e realmente tornar o transporte metroviário um forte aliado para a integração do ciclismo na malha urbana.
Atenção Metrô do Rio, não temos tempo a perder! Queremos acesso de bike todo dia e poder subir e descer escadas rolantes com conforto.
Metrô e bike é uma integração óbvia e natural, não tem o que discutir, basta visão e boa vontade para encontrar as melhores soluções logísticas.
Estamos  inclusive a disposição para ajudar com idéias e sugestões!