03 maio 2021

Um pouco mais sobre covid-19 e bikes

Categoria: Reflexões
imagem blog_560 x 300 px_jul_02

Esse movimento de abertura da rua para o pedestre sempre beneficiará o ciclista, visto que esses são esforços organizados contra a predominância (e prevalência) dos carros na rua. Esses correm em parceria com as demandas por mais e maiores ciclovias, que é uma militância que fazemos aqui desde sempre. Tais decisões são importantes não só no atual contexto de arrocho sanitário, mas num todo e mais amplo onde as pegadas ecológicas deixadas pelo carro são evitadas ao máximo.

Leia mais
03 maio 2021

Ciclovias no centro do debate

Categoria: Reflexões
Setembro_560 x 300 px_04

Pensando na questão covid, que não podemos evitar nesse momento, a bike está sempre no centro da discussão. Como já foi aventado por aí, a OMS considerou o serviço de mecânica e conserto de bikes como essencial no período do covid. Os motivos são mais que claros. Ou seja, muda-se o contexto geográfico/econômico (Brasil ou Holanda) e histórico (mundo pré- ou pós-covid), mas figuram elas, as ciclovias (e por extensão as bikes), sempre no centro dos debates essenciais.

Leia mais
03 maio 2021

PRECISAMOS FALAR SOBRE SEGURANÇA

Categoria: Reflexões
Crise de Mudança

Aqui, a questão acaba batendo na problemática do covid-19 também. Calçadas estreitas e esburacadas acabam aumentando o contágio pois dificultam o distanciamento social. O momento é de segurança, tanto física de quem se locomove de bike ou caminha pelas ruas, quanto biológica para que possamos ultrapassar o covid-19 com alguma serenidade. Nunca foi tão importante investir em segurança pública. Mas não podemos esquecer que o momento também é de maior engajamento na mobilidade alternativa e isso precisa ser reconhecido e valorizado.

Leia mais
24 ago 2018

O TRANSPORTE URBANO E SEUS DESAFIOS

Categoria: Reflexões
imagem blog_560 x 300 px_jul_03

A partir de 2012, criou-se a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê que cidades com mais de 20 mil habitantes precisam apresentar projetos para tornar a mobilidade em suas áreas mais inclusiva, plural e eficiente. Mas, infelizmente, poucos foram os municípios dentro desse rol que de fato apresentaram quaisquer projetos. E muitas outras cidades desenvolveram trabalhos que não de fato priorizavam as pessoas.

Leia mais
22 dez 2017

PEQUENA REFLEXÃO SOBRE O CARROCENTRISMO

Categoria: Reflexões
Dezembro_560 x 300 px_02

As pessoas que moram no espaço entre as estações precisam pegar ônibus, bike, ou caminhar para completar a viagem, a chamada “última milha”. O ideal é que todos os meios de transporte trabalhem juntos e harmonicamente em prol da sociedade.

Leia mais
08 dez 2017

CIDADE PARA TODOS

Categoria: Reflexões
Dezembro_560 x 300 px_01

Logo esse pensamento evoluiu para algo mais abrangente. Afinal, essa onda de restauros muitas vezes resultava de manobras políticas que em nada tinha a ver com o bem-estar da população. Landry começou a falar em uma cidade para todos, isto é, uma cidade inclusiva que se desenvolve por vários vetores. Uma cidade que não atende aos interesses de parcelas pequenas. E em todas essas equações, a bicicleta sempre figurava como elemento central. Exatamente por ela ser democrática, rápida, saudável e extremamente limpa.

Leia mais
10 nov 2017

É preciso educar

Categoria: Reflexões
Novembro_560 x 300 px_01

Mas legislação sem educação de nada adianta. Pouca gente se lembra, mas em 2013, durante o governo Haddad, foram lançadas campanhas televisivas pedindo respeito aos ciclistas. E se essas campanhas voltassem? Imaginem uma campanha veiculada na TV, antes da novela das nove?

Leia mais
20 out 2017

Ecos desafinados para o “futuro” do carro

Categoria: Reflexões
Outubro_560 x 300 px_02

É muito assustador ver tantos esforços e tanta criatividade sendo desperdiçados para promover o “futuro” do carro. O carro não precisa de um futuro. O futuro dele já é certo, mesmo que não se faça nada. O verdadeiro futuro do carro é a bicicleta.

Leia mais
12 out 2017

DIA DAS CRIANÇAS

Categoria: Reflexões
Outubro_560 x 300 px_01

As vantagens de trazer para a criança o hábito de pedalar são incomensuráveis. Além do fator distração, afinal qualquer criança adora uma aventura de bicicleta, os pequenos aprendem muito com uma simples volta de bicicleta no bairro.

Leia mais
03 out 2017

NÚMEROS PODEROSOS CONTRA O CARRO

Categoria: Reflexões
Setembro_560 x 300 px_03

Sucesso é ser saudável, não poluir o meio ambiente, curtir a sua cidade ou seu bairro mais de perto, e, ainda de quebra, gastar pouco. Esses sim são indicadores de que você está sendo um bom ser humano no planeta onde habita. E para isso, a bicicleta é o melhor transporte.

Leia mais