DIA DAS CRIANÇAS

Outubro_600 x 358 px_01

Estamos bem acostumados a associar a bike à infância, afinal muitos brasileiros aprendem a pedalar ainda pequenos, na fase das famigeradas rodinhas. E embora a associação seja correta, ela não dá conta da totalidade dos casos. Afinal de contas, muitas pessoas aprendem a andar de bicicleta e passam a adotá-la como transporte na fase adulta de suas vidas. E isso tem acontecido cada vez mais, o que é muito positivo.

A verdade é que tanto adultos quanto crianças passam por algumas dificuldades ao enfrentar a cidade via magrela. No caso dos menores, como verificado em entrevista recente com pais de ciclistas mirins, a preocupação com infraestrutura e segurança é uma tecla muito batida. Se a existência de instalações cicloviárias seguras já é um fator primordial para adultos, no caso das crianças, a atenção fica redobrada porque qualquer descuido pode ter consequências muito indesejadas.

Para evitar esse tipo de percalço, a cadeirinha é um acessório muito importante. A bike com cadeirinha combina as vantagens de um carrinho de bebê e o “plus” de uma bicicleta, garantindo uma opção moderna e eficiente de mobilidade. Enquanto volta de um passeio, seja um mergulho no mar, um parque ou a casa de amigos, o neném pode dormir na cadeirinha e o ciclista terá tranqüilidade para voltar para casa. Além disso, é um acessório seguro, confiável e divertido.       

As vantagens de trazer para a criança o hábito de pedalar são incomensuráveis. Além do fator distração, afinal qualquer criança adora uma aventura de bicicleta, os pequenos aprendem muito com uma simples volta de bicicleta no bairro. Aprendem sobre os pontos importantes de sua localidade, monumentos, prédios históricos, praças etc. E também descobrem quem são as pessoas que moram no seu bairro, o que ajuda bastante a criança a sair do casulo e da zona de conforto propiciada pela casa.

A bicicleta é o primeiro grande momento de vivenciar a diferença. Além de ser interessante no sentido cívico da coisa, afinal os pequenos têm a chance de conhecer e respeitar as regras previstas para a organização do trânsito.

E talvez a cereja desse bolo seja o fato de que pedalar é um programa gratuito. Tudo relacionado a crianças é bem caro, especialmente no quesito lazer. Mas a bike é um contraponto interessante para esse consumismo associado ao mundo infantil.

Por isso, no Dia das Crianças, leve seus filhos, sobrinhos, irmãos, primos, netos etc para um parque próximo à sua casa e mostre para eles que pedalar vem sim desde pequeno.