O que piora é que essas áreas de risco não são discriminadas, ou seja, você pode resolver correr com seu carro em qualquer região que entenda ser de risco.
Vamos pra rua?
Categoria: ReflexõesSe as pessoas são atropeladas em pistas de carros, a culpa não é de quem é atropelado, ou seja, de quem sofre a ação, mas de quem atropela.
400 km é muito pouco. Precisamos de 1000 km!
Categoria: ReflexõesEm 2013, Berlim tinha mais 1000 km de ciclovias, muito mais que São Paulo, sendo que São Paulo tem uma população 3 vezes maior. Quando vamos recuperar essa defasagem?
Vamos TROPICALIZAR a bicicleta
Categoria: ReflexõesÉ garantir que não falte bicicleta em nações onde uma série de outras coisas faltam, como educação, saúde etc.
Cidade vai sediar grande evento de bicicleta
Categoria: ReflexõesA iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente de sediar a Velo-City Global em 2018 se coaduna perfeitamente com a política de incentivo às práticas ambientalmente sustentáveis da atual gestão municipal, que tem na ampliação e na revitalização da estrutura cicloviária carioca, um dos pilares de seu planejamento estratégico, tendo Crivella prometido em Amsterdam, durante o Velo City 2017, criar novas ciclovias. Estamos de olho, prefeito!
inverno – estação das bicicletas
Categoria: ReflexõesO frio suave chega para dar mais charme e um colorido especial na cidade. Não dá para perder esta sensação deliciosa que é pedalar pelas ciclovias, vendo o céu, as montanhas, lagoas, o Cristo Redentor e tantas outras belezas que ficam ainda mais charmosas com as temperaturas mais amenas deste simpático, inverninho carioca.
Somos Felizes
Categoria: ReflexõesO importante é pedalar. E não pensar no estado precário da sinalização. É melhor pedalar – e só perceber como somos felizes quando pedalamos pelas belezas do caminho e como chegamos com mais disposição para o trabalho.
cultura da bike x centros urbanos
Categoria: ReflexõesComo consequência, a qualidade de vida das pessoas cai numa média sem solução. O uso da bike como transporte alternativo é o que existe de mais moderno e atual. Negar esta tendência não é inteligente.
Camelo Urbano Reflexões: O papel da bicicleta para a mobilidade urbana e a inclusão social – Parte 1/3
Categoria: ReflexõesO cenário Esse ensaio se coloca dentro de uma realidade tanto econômica/política como social e cultural. Estamos assistindo à grandes mudanças em nossa sociedade desde a questão do emprego onde a integração vertical é cada vez mais substituída pela terceirização e parcerias – reduzindo o emprego formal, passando pela concentração econômica principalmente pelo sistema financeiro, […]
Camelo Urbano Reflexões: transporte para todos os bolsos – blog em prol da bike
Categoria: ReflexõesNós trabalhamos muito duro neste blog para mostrar os inúmeros benefícios ao se usar uma bicicleta. Mas, certamente, a principal razão pela qual as pessoas andam de bicicleta é conveniência e certeza de que se vai chegar ao destino final dentro do tempo previsto.
Camelo Urbano Reflexões: Uma questão de silêncio espacial
Categoria: ReflexõesNão adianta, nenhuma mudança vem fácil. Se mudanças pessoais já são difíceis de serem levadas adiante, imagine mudanças sociais. É o que pensa o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. No intuito de entregar 200km de malha cicloviária até o fim do ano, Haddad teve que enfrentar forte oposição. Termos como ciclopetismo, “ciclo coisa” (uma alusão à falta de embasamento filosófico do seu “movimento”) e outros circulam aos montes pelas mídias. Sem contar com as reclamações de comerciantes e de vários cidadãos. No entanto, o prefeito se mantém firme em sua postura. Ele acredita que a colocação de ciclofaixas cumpre uma função civilizatória.
Segundo informação do Departamento de Marketing da Companhia de Engenharia de Tráfego CET, já foram instaladas mais de 202 Km de ciclovias em São Paulo. A intenção é alcançar a meta de 400 Km de ciclovias até 2016. Antes da gestão Fernado Haddad, Sampa tinha apenas 60 Km de ciclovias.
Camelo Urbano Reflexões: Pedalando
Categoria: ReflexõesAqui no Rio, vemos mais e mais ciclistas urbanos. Você com certeza já conheceu alguém que aderiu a onda cycle chic, que já bomba em NY, Paris, Londres e principais capitais do mundo. Viajar para esses lugares e andar de bicicleta é o maior barato e é um programa sensacional. Porque aqui no Rio, não é?