Camelo Urbano Reflexões: Ciclovias e cidades amigas dos ciclistas

O termo sustentabilidade vêm sendo muito usado ultimamente porque se trata de um passo em direção ao desenvolvimento. O conceito desta palavra na prática significa promover o uso equilibrado dos recursos naturais ou não, permitindo uma harmonia entre comunidades e meio-ambiente. Certamente encontraremos diversas definições para o mesmo termo mas o importante é colocar na prática o senso de viver adotando práticas sustentáveis. E uma delas e a mais fácil é usar meios de transporte que poluam menos o meio-ambiente. Para isso, as bicicletas são partes fundamentais porém sem as ciclovias, pedalar pode ser perigoso, principalmente em grandes cidades.Captura de tela 2014-07-25 às 19.02.32

Quem não tem ou nunca teve uma bicicleta? Não precisamos nem dizem que é uma delícia pedalar, quem não tem uma boa lembrança da infância pedalando? E se usássemos essas boas sensações para resgatar o prazer de pedalar e começar a usá-la para ir frequentar as suas atividades cotidianas, ir ao banco, ao supermercado, ao trabalho? Você já avaliou verdadeiramente essa possibilidade?

Brasil sustentável

Hoje em dia é muito fácil ter uma bike, você encontra em lojas especializadas, em mercado de usados, amigos que não usam e querem vender e até mesmo em sites de compra e venda online é possível comprar uma bicicleta usada. E para estimular esse espírito eco-amigo, vamos conhecer algumas cidades no Brasil e no exterior que dão um ótimo exemplo no uso consciente dos meios de transporte.

Captura de tela 2014-07-25 às 19.02.51

Afuá – Para embasar essa ideia que além de prazerosa faz muito bem para a saúde, vamos conhecer uma pequena cidade no interior do Pará, que faz inveja à muitos centros
urbanos brasileiros. A cidade se chama Afuá e possui somente 40 mil habitantes, é conhecida por Veneza da Ilha de Marajó, é estruturada por muitos canais e palafitas. Outro fato belíssimo é que não existem carros na cidade, inclusive porque quando chove o Rio Afuá chega até a transbordar, alagando as ruas e impossibilitando o tráfego de carros, por isso as bicicletas realizam todo o trabalho de transporte da cidade. Outra ideia super criativa que deu muito certo foi a criação do Bicitáxi, que consiste em um veículo de quatro rodas, porém não motorizado; na verdade é a junção de duas bicicletas, e serve como meio de transporte local.

Rio de Janeiro – No Rio são mais de 355 km de ciclovias. Certamente a maior de todo o Brasil. É perfeito para quem quer distrair e fazer uma atividade física mas não interliga bem bairros e o centro. Portanto, não é ainda a ciclovia ideal para quem tem a intenção de ir trabalhar e voltar pra casa de bicicleta. Apesar disso segundo o Copenhagenize index de 2013, o Rio está no 12º posto como cidade amiga dos ciclistas.Captura de tela 2014-07-25 às 19.02.40

Amsterdam (Holanda)– definitivamente a cidade número um em ciclovias e ciclistas. Recebeu o título do Copenhagenize Index de 2013 como a cidade mais amiga dos ciclistas do mundo! O problema aqui é o excesso de bicicleta!

Copenhagen (Dinamarca)– Em segundo lugar segundo o Copenhagenize Index de 2013, suas ciclovias possuem estruturas bastante uniformes e apesar disso, todo ano, novos projetos para aumentar a malha das ciclovias estão em andamento.

Texto por:

Ana Paula Silva Ferreri

Estudante de Design de interiores, Curiosa, amante da natureza, dos animais e da vida simples.