09 fev 2015

Camelo Urbano Reflexões: O papel da bicicleta para a mobilidade urbana e a inclusão social – Parte 1/3

Categoria: Reflexões
Parte1_destacada

O cenário Esse ensaio se coloca dentro de uma realidade tanto econômica/política como social e cultural. Estamos assistindo à grandes mudanças em nossa sociedade desde a questão do emprego onde a integração vertical é cada vez mais substituída pela terceirização e parcerias – reduzindo o emprego formal, passando pela concentração econômica principalmente pelo sistema financeiro, […]

Leia mais
05 fev 2015

Camelo Urbano Reflexões: Uma reflexão sobre os mapas

Categoria: Reflexões
reflexao-sobre-os-mapas_destacada

A cartografia remonta a tempos pré-escrita e pré-matemática. Poucas são as civilizações que não produziram mapas. Inclusive, produzir mapas é um grande sinal de evolução de uma civilização. Sem eles, nos perdemos, mesmo que seja um GPS de celular ou um mapa mental de como chegar na casa da sua tia distante. Como dizem por aí, o mapa é a última coisa que você pensa, mas a primeira que você precisa.

Leia mais
05 jan 2015

Camelo Urbano Reflexões: tendência da economia global

Categoria: Reflexões
Captura de tela 2014-12-22 às 03.47.03

Um dos maiores desafios do sec. XXI é diminuir a poluição do ar, provocada pelo excesso de trânsito de veículos, ônibus e caminhões. Não podemos a continuar a nortear o planejamento urbano das cidades pela monocultura carrocentrista que domina hoje, levando a criação de projetos de expansão de novas avenidas sem incluir uma ciclovia. As […]

Leia mais
29 dez 2014

Camelo Urbano Reflexões: Uma questão de silêncio espacial

Categoria: Reflexões
Captura de tela 2014-12-22 às 03.47.46

Não adianta, nenhuma mudança vem fácil. Se mudanças pessoais já são difíceis de serem levadas adiante, imagine mudanças sociais. É o que pensa o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. No intuito de entregar 200km de malha cicloviária até o fim do ano, Haddad teve que enfrentar forte oposição. Termos como ciclopetismo, “ciclo coisa” (uma alusão à falta de embasamento filosófico do seu “movimento”) e outros circulam aos montes pelas mídias. Sem contar com as reclamações de comerciantes e de vários cidadãos. No entanto, o prefeito se mantém firme em sua postura. Ele acredita que a colocação de ciclofaixas cumpre uma função civilizatória.

Segundo informação do Departamento de Marketing da Companhia de Engenharia de Tráfego CET, já foram instaladas mais de 202 Km de ciclovias em São Paulo. A intenção é alcançar a meta de 400 Km de ciclovias até 2016. Antes da gestão Fernado Haddad, Sampa tinha apenas 60 Km de ciclovias.

Leia mais
20 nov 2014

Camelo Urbano Reflexões: Pedalar é preciso

Categoria: Reflexões
pedalar-e-preciso1_destacada

John Lennon certa vez disse que quando ele era criança, seu sonho era ter uma bicicleta. Ele relata que quando finalmente conseguiu, sentiu-se o garoto mais feliz de Liverpool. Enquanto as outras crianças deixavam suas bicicletas no quintal à noite, ele trazia-a pra dentro de casa, às vezes até pra cama. Esse é o tipo […]

Leia mais
11 nov 2014

Camelo Urbano Reflexões: Pedágio às avessas

Categoria: Reflexões
pedagio-as-avessas-320_172

Se Maomé não vai à montanha, a bicicleta vai à Maomé. O prefeito de Lillestrøm, Noruega, demonstrou muita iniciativa para estimular o uso de bicicletas em sua cidade. Cada morador que fosse visto andando de bike em determinadas vias da região ganhavam o equivalente a 35 reais! A medida, conhecida como “pedágio inverso”, tem como […]

Leia mais
10 nov 2014

Camelo Urbano Reflexões: Pedalando

Categoria: Reflexões
FullSizeRender

Aqui no Rio, vemos mais e mais ciclistas urbanos. Você com certeza já conheceu alguém que aderiu a onda cycle chic, que já bomba em NY, Paris, Londres e principais capitais do mundo. Viajar para esses lugares e andar de bicicleta é o maior barato e é um programa sensacional. Porque aqui no Rio, não é?

Leia mais
30 out 2014

Camelo Urbano Reflexões: O que esperar do Governo

Categoria: Reflexões
Captura de tela 2014-10-24 às 09.10.32

A verdade é que todos querem saneamento básico, saúde, educação, transporte, infra-estrutura e uma economia saudável. Mas, seria extraordinário, edificante e animador se o governo olhasse para a bicicleta como uma forma de melhorar a… saúde, educação, transporte e infra-estrutura.

Leia mais
28 out 2014

Camello Urbano Reflexões: ENRIQUE PEÑALOSA, UM ARAUTO DA CICLOMILITÂNCIA

Categoria: Reflexões
Captura de tela 2014-10-28 às 07.22.46

Países como Holanda e Dinamarca, mesmo com condições climáticas adversas, conquistaram a transição carro -> bike por um motivo simples: são sociedades igualitárias por definição. Elas acreditam na distribuição da renda. O desenho urbanístico de uma cidade sempre reflete os seus valores mais íntimos. Eles dão uma aula sobre a necessidade de destinar espaço nas ruas para a construção das ciclovias e melhor forma de posicioná-la!

Leia mais