Camelo Urbano Reflexões: Bicicleta é prioridade nos planos da prefeitura do Rio ?

Trânsito na Lagoa Barra as 9h

O trânsito do Rio está muito lento a cada dia se torna mais caótico. A boa notícia é que hoje o carioca está contando com cerca de 290 quilômetros de ciclovias construídas. A maioria na orla da praia. No entanto, tudo isso parece insignificante quando comparado à Nova York que construiu uma rede de quase o dobro em pouco tempo.


É possível verificar no site da Prefeitura informações interessantíssimas sobre como e aonde nosso dinheiro vem sendo gasto. Em nossas pesquisas, achamos as metas estabelecidas no Plano Plurianual para a Secretaria de Meio de Ambiente e Secretaria de Transporte.

Dentre as metas estabelecidas da Secretaria de Meio Ambiente está a ampliação da malha cicloviária em 200 km até 2013. Aparentemente, esta meta foi cumprida.

Já a Secretaria de Transporte tem como principal meta a redução do tempo médio de viagem em 20% dos 20 principais percursos da cidade até 2013.

Nessa questão ficam algumas perguntas a serem respondidas. Quais são os 20 principais percursos da cidade? Esta meta foi atingida? E, por ultimo, mas não menos importante: NÃO SERIA O CASO DE TRATAR A QUESTÃO DAS BICICLETAS E CICLOVIAS COMO UM CASO PARA A SECRETARIA DE TRANSPORTE?

O desafio do Transporte Modal realizado pela Transporte Ativo todo ano mostra que a Bicicleta é sim o meio de transporte mais eficiente, mesmo quando usado em conjunto com o metrô.

Acreditamos que a redução do tempo médio de viagem, principalmente para pequenas e medias distâncias, é possível com o incentivo do uso da bicicleta. Isso, sem mencionar que o custo de construção de ciclovias e campanhas de incentivo é infinitamente menor do que a criação das Linhas do BRT, por exemplo. 

Como sabemos disso? Simples! Na prestação de contas da Prefeitura, referente ao Ano 2011, a Secretaria de Meio Ambiente investiu 7,3 milhões na construção de ciclovias. Enquanto que o gasto da Secretaria de Transporte estava na casa dos 15 milhões! Praticamente o dobro! As informações referentes a 2012 ainda não estão disponíveis para consulta.

Somente para deixar claro, não somos contra o BRT ou qualquer melhoria na qualidade do transporte publico. Apenas acreditamos que a bicicleta deve ter um papel tão ou mais importante que um ônibus, quando tratamos das questões de mobilidade!


Nossa cidade precisa de alguém como a Secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan. Em apenas 5 anos ela criou 450 km de ciclovias, 50 km de corredores de ônibus, fechou várias vias, entre elas o Times Square e a Broadway. Maiores detalhes sobre a impressionante atuação dela e de como comanda o trânsito de NY, aqui!