Camelo Urbano Eventos: Não perca o Fórum da Mobilidade por Bicicleta

BiciRio_agenda

Programe-se para descansar neste fim de semana, porque no próximo, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, é tradicionalmente o comemorado o Dia Mundial da Bicicleta. Tudo começou em 2011 quando o Prefeito Eduardo Paes, assinou no dia 22 de setembro, o decreto 34.481 que liberava o estacionamento de bicicletas nos postes e grades da cidade. Na épocar o Prefeito admitiu que não existiam bicicletários suficientes e que até eles sejam instalados, as bicicletas poderiam ser estacionadas nos postes e gradis, mantendo sempre o bom senso.

O decreto veio depois que o Prefeito recebeu duras críticas por causa do choque de ordem que na época vivia reprimindo ciclistas que estacionavam suas bikes no centro. Atualmente, existem inúmeros bicicletários espalhados pela cidade.

Neste ano, não será diferente e a programação será intensa. O 4º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio 2014 – reúne muitos palestrantes entre especialistas, colaboradores, ciclistas em geral, cicloativistas, representantes de prefeituras brasileiras, ONGs, patrocinadores, para trocar experiências, ensinar dicas e discutir os rumos da bicicleta no Brasil. A escalação inclui Altamirando Fernandes Moraes (Subsecretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro), Bruno Ramos (Subprefeito da Zona Sul), Ângelo Leite (Presidente da Serttel), Julio Cláudio Di Dio Pierre (Coordenador de Engenharia na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro) e Janette Sadik-Khan (ex-Secretária de Transportes da cidade de Nova Iorque e atual Diretora de Transportes da Bloomberg Associates).

As atividades vão desde palestras mais teóricas a pedaladas práticas realizadas nas ciclofaixas e zonas 30 km de Copacabana em conjunto com as atividades do dia mundial sem carro – passando por um passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. Nas pedaladas, você divide a ciclovia com nomes pesados dos mais diversos órgãos da cidade e pedala com eles. No final, pedala na Zona 30 que já ficou pronto em Copa e depois pode repetir na hora de ir para o trabalho de bike em vez de ir de carro, para se tornar um carioca sustentável.

O evento tem o patrocínio do Zona Sul além de propagar o Projeto de Sustentabilidade da rede de supermercados, que cada vez mais instala bicicletários na frente das suas lojas.

A Prefeitura do Rio vem investindo cada vez mais em infra estrutura cicloviária. O Rio hoje possui a maior malha cicloviária do País e é considerado uma cidade bike friendly, com o título de capital brasileira desse modal. Seu sistema cicloviário com 371 km de extensão. A meta é chegar a 2016 com 450 km. Além disso, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do brasil a ter um mapa cartilha cicloviário, desenvolvido pela Camelo Urbano. Atualmente, este mapa está em processo de atualização e será lançada a sua segunda edição.