Camelo PM

O VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos (uma espécie de bonde), figurinha muito comum em várias cidades europeias, traz bastante benefícios para a cidade. Ele se encaixa num modelo arquitetônico conhecido como boulevard. No boulevard, a rua se torna um espaço muito mais harmônico e também mais humanizado. Existe uma faixa para os trilhos do tram, uma ciclovia, algumas árvores e algum (limitado) espaço para carros e ônibus. A ideia foi justamente desafogar o trânsito, eliminando dele a lógica “carrocêntrica” dominante.

Muito se fala na mídia especializada sobre cidades do futuro. São espaços onde o humano está em primeiro lugar, onde o espaço é direcionado para a experiência humana. Só o que não se fala é que essas cidades do futuro são contemporâneas.

Existe bastante ativismo em busca de melhores infraestruturas, pela construção de mais e melhores ciclovias. Várias cidades estão desenvolvendo projetos que devolvem a cidade ao cidadão, como foi o projeto do Porto Maravilha no Rio. Em São Paulo, podemos observar movimentos espontâneos, como a volta dos mercadinhos de bairro.