Afoá, a Veneza marajoara

afua-bikes-natureza-mauriciopaiva

Pouca gente sabe, mas o Brasil tem uma cidade onde as pessoas só andam de bicicleta. Inclusive, andar de carro ou qualquer outro veículo motorizado por lá é proibido por lei nesse município. Estamos falando de Afuá, localizada no estado do Pará, também conhecida como Veneza do Marajó.

A cidade é toda erguida em palafitas para conter a força e a instabilidade das marés da região.

Nesta pequena localidade, de 40.000 habitantes o que chama a atenção é que na região mais urbanizada de Afuá todo mundo usa a magrela para se locomover. São 15 mil bicicletas que circulam incessantemente pelas vielas estreitas da cidade. Crianças, policiais, empresários. Basicamente todo mundo. É quase uma equivalência de 1 bike por cidadão. Eles têm o bicitáxi que são divertidos e garantem eficiência e pontualidade e também a bicilância (serviço de ambulância), logicamente também conduzidos pelas bikes.

As bikes por lá são personalizadas e existem oficinas especializadas para transformação de bicicletas. De fato, as ruas não aguentariam carros passando por lá, pois toda a estrutura é bem delicada. As residências são quase todas de madeira e as ruas não têm calçada. Inclusive, Afuá tem índices sociais bem baixos: 46% da população em pobreza extrema.

Como a cidade é constantemente alagada é necessário um bom equilíbrio para não se cair no rio já que a maioria das vias são palafitas suspensas, mas isso não desanima ninguém. A população do lugar se orgulha de não ter poluição no ar e ter um trânsito tranquilo, sem guardas, semáforos e nenhum tipo de controle. Toda a dinâmica de tráfego acontece naturalmente, sem problemas e de maneira pacífica.

Mas a solução é bem sofisticada e sustentável e deixa no chinelo (ou no pedal!) várias outras cidades brasileiras ditas “desenvolvidas”. Bela inspiração.

Parabéns para Afuá!