Milhagem para ciclistas

HR3151 SÃO PAULO/SP 16/07/2016 HADDAD VAI PAGAR VIAGEM DE BICICLETA ESPECIAL DOMINICAL CIDADES - A gestão Haddad vai recompensar financeiramente o paulistano que trocar o carro ou o ônibus pela bicicleta, por meio da criação do bilhete mobilidade, que substituirá o atual bilhete único. Na foto ciclistas na Av. Paulista. FOTO: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO

FOTO: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO

Com o aval do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, um projeto já aprovado em primeira discussão na cidade deve ganhar força e efetivar-se até o fim de 2016. Trata-se de um sistema inteligente de milhagem para ciclistas. Em vez de bilhete único, os paulistas agora terão o bilhete mobilidade, integrando vários meios de transporte.

Ele funciona da seguinte forma: você baixa o aplicativo do sistema e ele faz a leitura do trajeto que você fez. A partir dessa leitura, você ganha pontos que podem ser convertidos em passagens de ônibus, viagens de carros compartilhados, Uber ou táxis. Esses pontos também podem ser substituídos por dinheiro.

A ideia é fazer com que o trânsito seja desafogado e os ônibus fiquem menos lotados, especialmente em horário de pico. Afinal de contas, quem aceita o desafio de ajudar a cidade, merece ser reconhecido e recompensado.

O formato já é adotado em várias cidades do mundo. Em Paris, o cidadão recebe 25 centavos de euro por quilômetro rodado. Em São Paulo, será uma média de 4 a 8 reais por dia.