Mais bicicletas do que habitantes

porLucas Pavel

Mais bicicletas do que habitantes

amsterdam

euvoudebike

Amsterdam, possui, 799.442 habitantes. E 881 mil bicicletas (fonte: Jornal Público) . Os números mostram que mais da metade do moradores vão para o trabalho de bicicleta. Ao fim da tarde, o centro é invadido por ciclistas, há quem possua duas bikes, uma para lazer e outra para ir para o trabalho. Além deste ser o meio de transporte oficial das autoridades, prefeito, correios. Elas estão por toda parte – nas canais, nos bicicletários, nas praças, nas calçadas, com cadeado, ou simplesmente largadas de qualquer jeito.

Por que é que Amsterdam é tão confortável para usar a bicicleta como meio de transporte? De que forma pode a capital da bike pode inspirar a cidade maravilhosa a se tornar a capital da bicicleta no Brasil? Vale dizer que estivemos em lá e ficamos muito bem impressionados com a qualidade dos mais de 400 quilómetros de ciclovias, e dos estacionamentos de bike que são outra figura importante. Quase todo lugar possui um. Desta forma, a política de mobilidade da cidade está essencialmente organizada em torno das pessoas, com um papel crucial na infraestrutura cicloviária como pilar de sustentação. Não é fácil fazer comparações exatas, mais talvez aqui no Rio nunca venha a ser um meio de transporte de massas, e nem precisa ser, assim como acontece lá em Amsterdam. Tem apenas de ser mais uma opção inteligente e segura. E aqui no Rio já começa a ser.

O Rio de Janeiro tem que investir ainda mais no ciclismo urbano e quem sabe num futuro próximo poderemos ter nossa cidade entre os melhores lugares do mundo para o ciclismo. Assim como em Amsterdam, o terreno aqui é plano. é cada vez mais comum vermos pessoas de bicicleta indo para o trabalho ou ao mercado ou até numa loja, escola, e etc… Muito ainda tem que ser feito. Apesar dos buracos e da falta de uma rede contínua, pois muitas das ciclovias foram projetadas apenas para às áreas de lazer. Critico, às vezes de forma muito dura, por que os ciclistas precisam de ciclovias que levem de um lugar a outro, e não de vias subutilizadas pela falta de usuários durante a semana. Não há nenhuma nas principais avenidas da cidade, o que faria sentido. Talvez devesse haver uma na Avenida Presidente Vargas até a Zona Norte, por exemplo. Com isto, certamente cada vez mais pessoas poderiam estar indo para o trabalho de bicicleta. O Rio merece e o carioca exige.

 

 

Sobre o Autor

Lucas Pavel administrator

Deixe uma resposta

Entrega Rápida

Produtos nacionais e importados até 7 dias úteis.

Devolução gratuita

Aceitamos devoluções por qualquer motivo e o custo do frete de retorno é nosso.

Formas de pagamento

Aceitamos os principais cartões de crédito e parcelamos em até 12x sem juros.

Perguntas Frequentes






desenvolvido por