SOBRE A INSERÇÃO DAS CICLOVIAS NA VIDA DAS CIDADES

porLucas Pavel

SOBRE A INSERÇÃO DAS CICLOVIAS NA VIDA DAS CIDADES

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O ciclista urbano melhora uma vez que sai da pedalada simplesmente divertida para o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Isto ocorre meio que em consequência das dificuldades de deslocação nas grandes cidades brasileiras. O tráfego cada dia mais pesado leva mais pessoas a descobrirem a bicicleta como uma alternativa eficiente e mais rápido que o transporte convencional. Em curtas e médias distâncias, andar de bike é mais barato, não poluente e bom para a saúde.

De acordo com o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro, a circulação de bicicletas deverá ocorrer quando não houver ciclovia, sempre no lado direito das vias e na mão certa. Os motoristas devem respeitar o ciclista e conservar sempre uma distância de um metro de meio do ciclista. O ciclista por sua vez deve sempre respeitar o pedestre e evitar acidentes. Nas ciclovias compartilhadas, o pedestre tem a preferência. As ciclovias devem ser respeitadas pelos veículos e obstruí-las e estacionar nelas são infrações sujeitas a multa. Acontece que na prática a realidade é bem diferente e o ciclista ainda está sujeito a riscos.

Um caso recente de inserção delicada é a que está acontecendo no bairro de Laranjeiras. Parte de um projeto da Secretaria do Meio Ambiente de ligar Cosme Velho, Laranjeiras, Botafogo e Flamengo ao Aterro, a medida ainda encontra resistência por parte de alguns moradores da região. Obviamente, isso é uma questão de hábito também. Foram anos acostumados a estacionar no local. É compreensível que haja alguma relutância inicial, mas ela precisa ser combatida. Os benefícios são gigantes.

A cultura da bicicleta deve ser inserida de vez na vida das pessoas. Nada melhor do que conquistarmos o direito de poder ir e vir de bike com segurança e com o apoio da prefeitura. É esse nosso sonho e por aí caminha a nossa motivação. O Camelo Urbano acredita que é chegada a hora de ser criada uma infraestrutura cicloviária adequada para fazer da bicicleta um meio de transporte eficiente e alternativo aos meios tradicionais de transporte.

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