Camelo Urbano Reflexões: Melhorias na Infra estrutura cicloviária Paulista

porLucas Pavel

Camelo Urbano Reflexões: Melhorias na Infra estrutura cicloviária Paulista

Camelo Urbano acredita que a equipe do secretário de Transporte, Jilmar Tatto vem desenvolvendo um bom trabalho, trazendo significantes melhorias para a cidade de São Paulo. O projeto de construção de ciclovia na Paulista do prefeito Haddad pode representar um momento decisivo para o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte em São Paulo, que há anos está no limbo por conta de uma política urbana ultrapassada que tenta impedir o fortalecimento de projetos de criação de ciclofaixas e defende que os carros não podem ser esquecidos.

A iniciativa da prefeitura deu certo essa idéia de que os carros não podem ser esquecido, pode até parecer um tanto absurda, mas é o que vem defendendo alguns representantes do PSDB. Eles dizem que as obras, a começar em janeiro, afetarão gravemente o trecho da futura ciclovia na Paulista, Centro de São Paulo. As infra-estruturas cicloviarias fazem parte da política de transporte de Haddad, inciou em junho, testemunhamos a construção do primeiro trecho de ciclovia, que tira faixa de carro. A meta é abranger 400 Km, até o ano que vem; 200 Km ainda neste ano.

Queremos ver no Rio de Janeiro as ciclovias ocupando espaços inicialmente destinados a carros, com redução das faixas. Em São Paulo, a faixa de onibus da Av. Paulista passará a ter 3 mts (atualmente elas têm 3.8 mts) E as faixas de carros passarão a ter 2.8 mts, contra os 3 mts existentes atualmente. E, com essa mudança o canteiro central passará a ter 4 metros, com ciclovias em ambos os lados, o que vai facilitar a circulação – principalmente para os ciclistas urbanos. Com isso, o risco de acidente tende a diminuir.

Nesse primeiros meses de obras, as mudanças que ocorrem em São Paulo obviamente não agradam a gregos e troianos, mas os ânimos se exaltaram quando, essa semana, anunciou-se que as ciclovias chegariam a Av. Paulista e para isso, seria necessário diminuir as faixas destinadas ao carros. A maior parte das ciclovias ficam no centro de São Paulo e são voltadas para o desenvolvimento dessa forma de transporte.

O PSDB argumenta que projetos como esses precisam de estudo técnico e planejamento, e como parte da ciclovia passa perto do MASP, que é tombado, seria necessário o aval de órgãos estaduais (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, que está ligado à gestão de Geraldo Alckimin) e órgãos municipais. Não resta dúvida que qualquer projeto cicloviario precisa de planejamento, para ser eficiente. Mas nos assusta essa movimentação do PSDB, contra a expansão da ciclovias em detrimento dos carros.

Os tucanos tem se manifestado que as ciclovias foram instaladas de forma impensada e tem causado “prejuízos importantíssimos” aos paulistanos. Ora, esse é o caminho natural que vemos acontecendo mundo afora. Porque aqui deveria ser diferente? Um projeto que se encaixaria perfeitamente na Av. Presidente Vargas, por exemplo, ou na Av. Brasil. As duas hoje apresentam um alto índice de acidente com bicicletas.

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