Próximos passos para promover bicicletas nas favelas

porLucas Pavel

Próximos passos para promover bicicletas nas favelas

Encerrada fase de mapeamento dos desafios no Rio
Publicado em Jul 12 2012
Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil
Durante os últimos dias (09 a 11/07), a equipe formada por técnicos das secretarias municipais de Habitação (SMH) e de Meio Ambiente (SMAC)IAB-RJAlta Planning e EMBARQ Brasil realizou um trabalho de análise dos desafios para o uso das bicicletas nas favelas do Rio de Janeiro. O grupo visitou o Bairro Proletário do Dique, na Zona Norte, e o Morro dos Cabritos, em Copacabana, para iniciar o desenvolvimento de um manual de inserção de bicicletas nas favelas cariocas, como parte do programa Morar Carioca. Nesta quarta-feira (11), foi realizada a última reunião desta etapa, na sede do IAB-RJ, para definir os próximos passos da produção do guia.
Jeff Olson, arquiteto-chefe da Alta Planning – escritório encarregado de desenvolver o material – apresentou os principais desafios encontrados nas favelas Dique e Morro dos Cabritos. O arquiteto lembrou que as duas localidades apresentam diferentes topografias e relações sociais que precisam ser levadas em conta na hora da produção do manual. Além disso, Olson mostrou algumas das principais diretrizes discutidas pelo grupo durante os dias de mapeamento:
  • Respeitar identidade diferente de cada comunidade;
  • Integrar ciclovias com outros modais de transporte, como os novos corredores BRT;
  • Desenvolver estratégias de implementação;
  • Criar programas educacionais para incentivar o uso da bicicleta.
Olson na favela Dique. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Pensando nas futuras ações, Jason Reyes, gerente de Projetos da Alta Planning, apresentou os próximos passos para a organização e a produção do manual e se mostrou otimista com os resultados nestes dias no Rio de Janeiro. “Analisando as anotações destes últimos dias, fiquei feliz e impressionado com a quantidade de grandes ideias que surgiram por meio das conversas do grupo. Isso é ótimo”, diz Reyes. A visita ao Rio também foi inspiradora e fundamental para Jeff Olson, que sentiu o quanto as bicicletas podem mudar as vidas das pessoas nas favelas. “Nestes dias andando pelas comunidades vimos que muitos podem não falar inglês, mas todos falam ‘bicicleta’. É isso que importa e vamos trabalhar pensando nisso”, resume o arquiteto que também é ciclista inveterado.
Grupo reúne últimas percepções. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Para Fabiana Izaga, vice-presidente do IAB-RJ, o material pode ser a porta de entrada para um programa ainda mais completo para promover o uso do transporte não-motorizado na capital fluminense. “Futuramente pode-se estender o projeto para outros locais, não apenas favelas. Pode-se pensar na implantação de ciclovias em bairros novos, naqueles que já existem, etc”, sugere.
Novas visões
Ainda no final do último dia de reuniões no Rio de Janeiro, os arquitetos da Alta Planning e a equipe da EMBARQ Brasil se reuniram com Theresa Williamson, daComCat-Comunidades Catalisadoras, que trabalha diretamente com projetos de estímulo à produção local nas favelas cariocas. A diretora-executiva e fundadora da organização sem fins lucrativos falou sobre a necessidade de se expandir a infraestrutura para as bicicletas nas comunidades com a ajuda dos moradores que já estão habituados à magrela. “Engajamento é fundamental. As pessoas precisam se sentir parte da mudança”, explica.
Equipe da Alta Planning e da EMBARQ Brasil com Theresa Williamson. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Theresa também lembrou que além de catalisar oportunidades de desenvolvimento urbano dentro das favelas é necessário realizar acompanhamento e fiscalização para garantir que as mudanças tenham continuidade e evolução. A norte-americana, filha de mãe brasileira, explica que as favelas são locais únicos, onde cada uma tem suas características e há muito potencial transformador dentro das comunidades. “Em 2000, quando conheci uma favela fiquei chocada com a violência e os outros problemas que já conhecemos, mas também fui inspirada pelos pequenos projetos que já existiam de pessoas tentando fazer a diferença”, conta.
Theresa Williamson, da ComCat.

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