Camelo Urbano Reflexões: Por uma Cidade Mais Segura.


A Revista Veja dessa semana reportou que as mortes por acidentes de trânsito já ultrapassaram os crimes de homicídio no Brasil. Esta notícia é um tanto quanto perturbadora. As informações da Veja se basearam em uma pesquisa super detalha da OMS que está aqui e, de acordo com os números, para cada 100.000 habitantes, aproximadamente 20 morrem em acidente de trânsito. Sendo que 4% são ciclistas e 24% pedestres. Os detalhes desse levantamento estão no gráfico abaixo.
Se fossemos considerar os dados do DPVAT (que foram os utilizados pela Veja) o cenário seria mais alarmante!!!

O resultado desse estudo mostra que enquanto alguns países avançam, o Brasil retrocede. Na Inglaterra e China, por exemplo, o limite máximo de velocidade dos centros urbanos fica em torno dos 50 km/hora e como reflexo, houve uma queda drástica das mortes por acidentes de trânsito nos últimos 10 anos. Além de ajudar as pessoas a se deslocar de bike ou a pé. A título informativo, nas cidades brasileiras esse limite varia entre 30 e 80 km!


Para nós está mais do que provado que a bike e a caminhada são meios de transporte ultra eficientes em termos de poluição, ocupação de espaço e consumo energético. E, pedalar ou caminhar para o trabalho deveria ser uma opção simples para todos. Assim como quem quer pegar um taxi, um ônibus ou um carro. 

O que precisamos nesse momento, é de uma cidade que seja pensada para todos e com segurança para todos!
Isso significa que todo dia morrem 4 ciclistas e 24 pedestres no Brasil.