Camelo Urbano Reflexões: Bicicleta, Grafite e Libertação

bicicleta-grafite-e-libertacaoO grafiteiro e ativista inglês Banksy tem uma longa relação com o espaço urbano. Além de utilizá-lo com ares de artista de primeiro time, ele sabe torná-lo palco de reflexões de todas as naturezas.

Nessa obra acima, temos representada uma ideia que nós do Camelo Urbano acreditamos piamente. Parking do inglês, “estacionamento”. Tira o –ing, o que resta? Park (parque). Ou seja, em poucas palavras, a demanda por espaços para estacionar carros acaba matando a possibilidade de o cidadão utilizar o espaço urbano de maneira harmoniosa e livre. Quanto mais carro, mais estacionamento e menos menininha no balanço curtindo sua juventude no parque.

O carro se impõe assim como uma barreira, uma dificuldade a essa integração ao meio ambiente. Já a bicicleta, como os ativistas da foto deixam bem claro, é um artefato que se embrenha na paisagem urbana sem qualquer impedimento ou custo.

A bicicleta é um elemento de libertação, pois questiona a vigência contundente do carro, apontando para uma sociedade onde pedalar é interessante e útil.