Camelo Urbano Reflexões: As Ciclovias e o Futuro

Bicicletas na orla

Está cada vez mais intenso o trânsito de ciclistas nas ciclovias do Rio de Janeiro. O carioca não aguenta mais a superlotação do transporte público. Hoje só é possível chegar ao centro da cidade, não importa o transporte escolhido, com paciência para suportar as longas filas e a espera que estão sempre presentes na ida ao trabalho. 

Por isso, a idéia de usar a bicicleta como meio de transporte tem sido cogitada por muitos cariocas.  Muita gente vem usando as ciclovias. Ciclistas, patinadores, skatistas e corredores evitam o estresse dos engarrafamentos intermináveis pois preferem as ciclovias para voltar do trabalho e ainda sabem que podem contar com a vantagem de fazer uma atividade física. Essa é uma experiência incomparável.

No entanto, apesar do Rio de Janeiro possuir uma malha cicloviária de 300 km, a maior do Brasil, muitos vezes ainda é utilizada de forma irregular e irresponsável.



Junto com a ciclovia, precisamos de educação, para que os investimentos da Prefeitura e do Estado nessa área sejam aproveitados em sua plenitude. Incentivos esses que mudam nossa cidade para melhor e têm feito muitos moradores utilizarem as bicicletas como uma opção viável de transporte.

Para o futuro, o que se espera é que as ciclovias estejam presentes em todos os lugares, efetivamente dando acesso a todos os grupos de qualquer idade, dos mais jovens aos mais velhos. 


Garantindo assim uma sinergia perfeita entre locomoção e saúde, algo tão essencial ao desenvolvimento sustentável. Salve!